15 Abril, 2020
Lisboa – participa no 46º aniversário do 25 de Abril
Onde quer que estejas, no dia 25 Abril às 15 horas canta a “Grândola, Vila Morena” e o Hino Nacional à janela, à varanda ou nos serviços e vamos celebrar esta data.

 

Num momento como este que vivemos, para cumprir Abril é preciso impedir que sejam os trabalhadores e as pessoas mais vulneráveis, as principais vítimas das nefastas consequências económicas e sociais da crise provocada pela pandemia da Covid-19.

Comemorar Abril é convergir na defesa dos valores de Abril, na defesa da liberdade, da democracia, da reposição e conquista de direitos e rendimentos, do desenvolvimento de políticas para uma mais justa distribuição da riqueza, da construção de uma sociedade inclusiva, caminho que só é possível ultrapassando os constrangimentos impostos a um desenvolvimento nacional sustentável e soberano.

A grave situação que enfrentamos evidencia, uma vez mais, o valor inestimável do Serviço Nacional de Saúde como eixo estruturante do regime democrático, só possível graças à Revolução de Abril e que importa defender e reforçar.

Este é também um momento de reafirmar, numa data tão importante como é o 25 de Abril, que a democracia, o estado de direito e o direito à liberdade sindical não foram suprimidas.

Tendo em conta a situação de pandemia, as orientações da DGS e o Estado de Emergência em vigor no nosso País, a Comissão Promotora das Comemorações Populares, a qual a USL/CGTP-IN integra, decidiu este ano, ao invés do desfile na Av. da Liberdade, assinalar o 25 de Abril com uma iniciativa necessariamente diferente.

Nesse sentido o apelo que está dirigido a toda a população, onde quer que esteja, é que: às 15:00 horas todos cantemos a “Grândola, Vila Morena” e o Hino Nacional Isso implica que aqueles que estão em casa venham às 15h00 às janelas ou às varandas e cantem a “Grândola, Vila Morena” e o Hino Nacional. Mas também que aqueles que estão a trabalhar o possam fazer e que, se necessário, suspendam os trabalhos.

Foi ainda solicitado aos principais Órgãos de Comunicação Social, de rádio e Televisão, que a essa hora possam transmitir a “Grândola, Vila Morena” e o Hino Nacional.