11 Dezembro, 2014
Na continuidade de alguns assuntos tratados a 20 Maio e após alguns adiamentos, foi concretizada reunião entre o SEP e a Direcção Executiva do ACES Estuário do Tejo, a 10 de Novembro.

Dos vários temas em discussão destacamos a homologação da Jornada Contínua permitindo  que os enfermeiros assegurem a cobertura assistencial durante o período de funcionamento das Unidades Funcionais. Neste contexto, foi assumido pelo Director Executivo, que a Jornada Contínua seria mantida nas unidades funcionais onde já é praticada e que a partir de 17 de Novembro, será alargada às que a requereram, nomeadamente, as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados da Azambuja, Alhandra e Póvoa de Santa Iria e a USF da Castanheira.

Quanto à dotação de enfermeiros no ACES, o SEP apresentou dados relativos aos rácios de enfermeiros em função do número de famílias recenseadas nos Censos de 2011 e que, neste ACES como na generalidade, os Mapas de Pessoal estão muito aquém dos rácios preconizados pela Organização Mundial de Saúde e pela Norma da Ordem dos Enfermeiros. Diretor Executivo concordou com a análise apresentada, que é necessário um reforço significativo do número de enfermeiros razão pela qual pretendem  remeter proposta o à tutela.

Sobre a implementação da Direcção de Enfermagem, o SEP reafirmou a importância de avançar com o processo, atendendo à necessidade de monitorização do processo da Avaliação do Desempenho, a partir de Janeiro de 2015. Segundo informação da Vogal Enfermagem, a Direcção de Enfermagem do ACES já está constituída e o processo formalizado junto do Director Executivo que afirma já ter encaminhado o processo para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para homologação.

Gestão da assiduidade, condução de viaturas e horários de trabalho foram outras matérias abordadas para constatar que os problemas continuam por resolver.