11 Setembro, 2014
Os enfermeiros do Hospital Fernando Fonseca vão estar em greve nos dias 23 e 24 de setembro, pela valorização do trabalho, contra a exaustão e pela admissão de mais enfermeiros.

Neste hospital, existem cerca de 65 enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho a Termo Certo e cerca de 8% detém um recibo verde.

Para além destes, existem ainda inúmeros em estágios profissionais. A carência há muito identificada não pode ser motivo para o recurso à precariedade e os estágios profissionais não são mais consagrar a existência de “enfermeiros de segunda”. Na prática, estes enfermeiros são deixados à sua sorte, desempenham as mesmas funções que os restantes colegas, no entanto auferem um Salário bruto de 1023 €, não têm direito ao gozo, nem à remuneração das férias, não têm direito a auferir horas de qualidade, detêm contratos temporários sem qualquer segurança, e rodam pelos serviços para “tapar buracos”.

Para aumentar a qualidade dos cuidados de enfermagem e segurança ao utente é preciso enfermeiros estabilizados e dignificados. Por isso exigimos a admissão de enfermeiros com vínculo efetivo, tendo em conta as reais necessidades dos serviços e que para cada posto de trabalho de necessidade permanente deve corresponder um vínculo efectivo!