5 Dezembro, 2018
Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte falha compromisso assumido
Os enfermeiros do Centro Hospitalar Lisboa Norte continuam prejudicados na progressão. Irá haver a 17 de dezembro um plenário e concentração, à entrada do Hospital Santa Maria, pelas 11h00.

 

A Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) falha compromisso com SEP e não procede ao descongelamento de centenas de enfermeiros em Dezembro.

O SEP reuniu com Conselho de Administração (CA) no dia 12 de Novembro, instantes antes da realização de plenário com os enfermeiros.

Contagem de pontos para efeitos de progressão

Dos vários assuntos abordados, fundamentámos a justa atribuição de pontos nos termos conhecidos e afirmámos que o CA tem autonomia para decidir. Esta Administração informou que seguiu orientações da ACSS. Porém, no desenvolvimento da discussão, o Presidente do CA assumiu que, ainda no decorrer do nosso plenário, daria nova informação, o que acabou por acontecer. O Presidente do CA assumiu que iria ser feita nova contagem de pontos.

No plenário realizado decidimos que a entrega do abaixo-assinado que estava a circular pela instituição, exigindo a correta contabilização de pontos para efeitos de progressão, seria entregue no dia 15 de novembro.

No dia 15 de novembro foi entregue o Abaixo-Assinado com 817 assinaturas e feita nova reunião com o CA.

Nesta reunião, fomos informados pelo Presidente desta Administração que a instituição iria contabilizar os pontos da seguinte forma:

  • 1,5 pontos de 2004 a 2014;
  • A não consideração do reposicionamento nos 1201€ para início da contagem;
  • Aplicação de pontos aos CIT

Esta informação já havia sido expressa no dia 14 de novembro pela Administração, através de e-mail remetido a todos os enfermeiros chefes e que os reposicionamentos seriam processados em dezembro.

 

Pagamento das horas de prevenção em dia de greve

Os serviços mínimos em dia de greve, em alguns serviços, funcionam em regime de prevenção. No entanto os enfermeiros não têm sido ressarcidos do seu pagamento estando aderentes à greve, o que viola claramente o direito à greve.

Colocámos o problema ao CA que ficou de analisar a situação, no sentido de a corrigir.

 

Pagamento de suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas

Solicitámos informações sobre o número de enfermeiros especialistas abrangidos e a receber o suplemento remuneratório e quais os critérios utilizados para a sua atribuição.

O CA informou: identificou 413 postos de trabalho e que constam do Despacho 4590-A; todos os enfermeiros com título de enfermeiro especialista e que exercem as respectivas funções já estão a receber o suplemento remuneratório e ainda há postos de trabalho livres.

 

Carência de Enfermeiros/Contratações

A carência de enfermeiros no CHLN é sobejamente conhecida o que levou inclusivamente à decretação, por parte do SEP, de uma greve no dia 24 de Maio. Neste dia entregámos mais de 900 assinaturas dos enfermeiros da instituição exigindo a contratação imediata de profissionais.

O CA informou-nos de que no ano de 2018 houve 213 entradas e 191 saídas. Solicitaram a contratação de mais 63 enfermeiros para Contrato sem termo e 119 para Contrato a termo incerto para fazer face às ausências temporárias. Admitem necessitar de mais 100 a 150 enfermeiros.

Sempre apoiámos os colegas na denúncia da falta de enfermeiros em vários serviços da instituição ao longo dos anos. Dada a dimensão da instituição e a carência extrema visível, os números apresentados são manifestamente reduzidos. Continuamos a lutar por dotações seguras!

CONCENTRAÇÃO/PLENÁRIO

17 de Dezembro | Hospital S.ta Maria | 11 horas