12 Fevereiro, 2021
CHU Cova da Beira: daremos conferência imprensa a 15 fevereiro
Aos problemas antigos avolumaram-se outros e a administração continua a não agendar reunião. Iremos, dia 15 de fevereiro, denunciar as presentes condições de trabalho.

 

Vamos promover uma ação de dirigentes do SEP que, em nome dos enfermeiros, denunciarão as atuais condições de trabalho no dia 15 de fevereiro pelas 11 horas (em frente ao Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira).

Desde a primeira hora, temos acompanhado este processo pandémico, gerador das mais variadas e atípicas situações a todos os níveis, desde logo com a reorganização de todo o parque da saúde instalado com o consequente impacto nos profissionais de enfermagem.

Os enfermeiros foram confrontados com o acréscimo de exigências: mais horas de trabalho e mais horas disponibilizadas para a reorganização de serviços, quase ausência de dias de descanso, de férias, etc.

A brutal carência de enfermeiros que já existia no hospital, sem que a administração a assumisse, determina que os rácios enfermeiro/doentes/serviço se aprofundou.

O CHUCB apresenta dos piores rácios enfermeiro/população abrangida comparativamente aos restantes hospitais universitários.

Desde março de 2020 que solicitámos reuniões ao Conselho de Administração sem obter qualquer resposta.

Nota enviada aos media a 12 de fevereiro 2021