O Serviço Nacional de Saúde é uma conquista de abril. Neste seu 45º aniversário, é fundamental reforçar a sua sustentabilidade.
Ação de contacto com os utentes na ULS Guarda
Hospital Sousa Martins
15 SETEMBRO 2024 | 14h30
Exigimos que o governo minoritário do PSD/CDS respeite os enfermeiros, o que só será possível através da sua valorização profissional e salarial.
A importância do reforço no investimento para o efetivo fortalecimento do SNS, passa indubitavelmente pela valorização dos trabalhadores, nomeadamente dos enfermeiros.
A Lei de Bases da Saúde é fundamental para o reforço do SNS.
É fundamental que haja uma articulação efetiva entre todas as instituições públicas de saúde no que refere à importância da implementação dos Sistemas Locais de Saúde.
É fundamental a criação de condições de fixação dos trabalhadores no SNS com a dedicação exclusiva para acabar com a promiscuidade entre o público e o privado.
É fundamental que a gestão pública respeite a vontade dos trabalhadores, nomeadamente com a eleição dos seus pares para os Concelhos de Administração.
É fundamental o investimento nos Cuidados de Saúde Primários para fomentar e fortalecer a promoção da saúde e prevenção da doença. Somos contrários à privatização da saúde, nomeadamente com a criação das USF modelo C.
O caminho não será certamente pela municipalização da saúde, este aprofundará as assimetrias sociais e regionais.
A comemoração dos 45 anos da criação do nosso SNS no ano em que comemoramos os 50 anos do 25 de abril não é aceitável que o caminho da decisão política do governo PSD/CDS com o apoio da IL e do CHEGA, e a indefinição do PS seja contrário ao reforço de investimento público na prestação pública.
Lutámos, lutamos e lutaremos pelo acesso à saúde com prestação pública do nosso SNS o que implica claramente a valorização dos enfermeiros e efetivo reforço da prestação pública do SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, uma conquista de abril.
Neste sentido o SEP realizará uma ação de contacto com os utentes na ULS Guarda – Hospital Sousa Martins no próximo dia 15 de Setembro de 2024 pelas 14h30.