
A pedido do Bloco de Esquerda, reunimos em Faro a 15 de janeiro para discutir as principais preocupações dos enfermeiros.
Nesta reunião com o partido Bloco de Esquerda, estiveram presentes a Catarina Martins, Coordenadora Nacional, João Vasconcelos, deputado eleito pelo Algarve, e Nuno Viana e João Brandão, ambos da Comissão Coordenadora Distrital do Algarve.
Os problemas associados aos serviços de Urgência estiveram em destaque. No entanto, não ficaram esquecidos os restantes cuidados hospitalares – cuidados de saúde primários e continuados, os paliativos, a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) e ainda o INEM.
O SEP deu conhecimento do documento entregue a António Costa no passado dia 12 e informou estar a trabalhar em propostas de solução para apresentar a nível regional, mas que são necessários recursos humanos, viaturas e equipamentos para o regular funcionamento do SNS.
É absolutamente necessário enfermeiros motivados no SNS, sendo fundamental a melhoria das suas condições de trabalho e a valorização profissional.
O Bloco de Esquerda informou que irá entregar um projeto de resolução, a nível nacional, no qual propõe ao Governo a contratação permanente de todos os profissionais de saúde que estão a trabalhar temporariamente no Serviço Nacional de Saúde (SNS), para fazer o reforço no âmbito do Plano de Contingência da Gripe.