31 Maio, 2013
Dando continuidade às questões/problemas que o SEP tem vindo a identificar no CHO, realizou-se mais uma reunião no passado dia 21 de maio de 2013, com a Enfermeira Directora e uma Enfermeira adjunta, da qual salientamos os assuntos que se seguem.

 

 

Fusão dos Centros Hospitalares e reorganização dos Serviços

Ainda não está concluído o processo de reorganização dos Serviços, estando dependente de decisão da ARSLVT.

Foi reafirmada a intenção de encerramento nos próximos dias, dos serviços de Obstetrícia/Ginecologia e Unidade de Neonatologia em Torres Vedras, que serão transferidos para a Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha.

Também se prevê para breve, a transferência do Serviço de Ortopedia para a Unidade Hospitalar de Torres Vedras. Não estão previstas alterações para o ano em curso, na Unidade Hospitalar de Peniche. As outras reestruturações serão operacionalizadas progressivamente.

O SEP referiu a sua preocupação acerca desta “reorganização”, já que a mesma implica encerramentos e transferências de serviços, assim como a redução do número de camas no conjunto das diversas unidades hospitalares, situação muito diferente da realidade actual.


Procedimento concursal de enfermeiros

Ainda não está terminado o procedimento concursal de enfermeiros, para preenchimento de 98 postos de trabalho no CHO, pelo que não conseguem adiantar data para a conclusão do processo.

O SEP salientou que esta indefinição, coloca em causa a já insuficiente dotação de enfermeiros no CHO, designadamente e com maior acuidade, na Unidade Hospitalar de Torres Vedras.


Atraso no pagamento dos salários dos enfermeiros subcontratados

Informaram que não foi da responsabilidade do CHO mas da empresa de subcontratação “Helped”, o atraso no pagamento dos salários aos enfermeiros subcontratados, nos meses de abril e maio.

Caso se verifique de novo, os enfermeiros devem contactar os delegados e dirigentes sindicais, para intervenção do SEP.


Organização e Horários de trabalho

O SEP propôs que resultante da fusão e reorganização, das diferentes unidades hospitalares, as responsáveis de Enfermagem elaborassem uma proposta de Regulamento de Horários de
Trabalho, tendo sido assumido o compromisso de em Setembro próximo, entregarem a mesma ao SEP.

O SEP informou, que em conformidade com a lei, as ausências ao trabalho (atestados, férias, nojo, dispensas, etc.), deverão ser contabilizadas tal como constam no respectivo horário de
trabalho, incluindo o tempo de passagem de turno. Esta situação será corrigida no CHO e será feita a adaptação do SISQUAL.

A Enfermeira Directora afirmou que caso a passagem de turno ultrapasse o tempo determinado para o efeito, os enfermeiros chefes ou em chefia têm autonomia para a contabilização desse
tempo, como tempo efectivo de trabalho.

Para mais esclarecimentos, devem contactar os delegados e dirigentes do SEP, nos locais de trabalho ou as Direções Regionais de Leiria ou de Lisboa.