Associação SER+ inaugura exposição a 14 Maio no Centro Cultural de Cascais.

 

No dia 14 de maio, a SER+ (Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida) vai inaugurar a exposição “Por detrás de um rosTo”, no Centro Cultural de Cascais, um projeto que resulta de uma dezena de vozes, que contam na primeira pessoa o que é ser sem-abrigo, e de vários artistas que se associaram na tentativa de tornar visível esta realidade que a sociedade tende a negligenciar.

O projeto foi dinamizado por duas terapeutas ocupacionais que, durante cerca de um ano, exploraram a narrativa de vida de 10 pessoas em situação de sem-abrigo. A premissa partiu da evocação de memórias como veículo para a reconstrução da identidade, através do aprofundamento da narrativa de cada uma dessas pessoas, uma abordagem que evitou o estigma e simplificações abusivas.

Numa altura em que o fenómeno das pessoas sem-abrigo em Portugal carece de um novo olhar, os resultados obtidos com este projeto permitem descobrir novas pistas sobre o que é possível fazer com estas pessoas em situações de risco social e como ajudá-las. A metodologia utilizada acaba por ser também como um ato político, já que partilhar e ouvir histórias reais incentiva à mudança.

A exposição é da responsabilidade da SER+ e conta com o apoio da ViiV Healthcare (apoio independente atribuído através de um Grant) e da Fundação D. Luís e estará patente até 17 de julho, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.