14 Agosto, 2014
Realizou-se no dia 22 de agosto, em frente à ARS de Faro uma concentração de utentes, profissionais, autarcas e deputados, para exigir soluções urgentes para o SNS no Algarve.


É muito importante referir que no Algarve faltam 1000 profissionais de saúde e a falta de materiais e medicamentos é constante.

Como consequência destas carências deu-se; Encerramento de serviços e extensões de saúde, menos profissionais a cuidarem de mais doentes, exaustão dos profissionais, com aumento da possibilidade de erro, aumento de complicações associadas à hospitalização: quedas, infeções, feridas em doentes acamados. Ainda o atraso no processo de reabilitação do doente, aumento do numero de dias de internamento e reinternamento, aumento de infeções por limpeza insuficiente dos serviços, aumento do tempo de espera para consultas, cirurgias e exames. E por ultimo, o racionamento de água e comida aos doentes internados.

Como resultado temos a diminuição da qualidade dos cuidados de saúde e, a lamentar e evitar, o aumento do numero de mortes.