28 Julho, 2014
Decorrente da decisão da reunião com os enfermeiros do ACES Arco Ribeirinho a 4 julho e face à intransigência do Director Executivo relativamente à não homologação dos horários em Jornada Contínua, o SEP decretou Greve para o dia 28 de Julho e solicitou nova reunião, exigindo a Admissão de mais enfermeiros para o ACES e a Homologação dos horários.

 

Admissão de Enfermeiros. Reafirmou a informação referida na última reunião com o SEP, ou seja, que tinha solicitado, em Março/Abril junto da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, o reforço de mais 16 enfermeiros para o ACES (estão alocados 13 enfermeiros do Concurso que está em curso). O Mapa de Pessoal tem actualmente 143 enfermeiros alocados ao ACES. Informou que já propôs à ARS o aumento desse número.

Jornada Contínua. Informou que tinha aprovado os horários no dia anterior, de acordo com as propostas apresentadas pelas chefias de enfermagem das Unidades Funcionais designadamente, em jornada contínua

Refeitórios/cantinas. O SEP questionou sobre a reabertura de refeitórios/cantinas nas diferentes Unidades permitindo assim que os enfermeiros possam tomar as suas refeições. Informaram que tal não era possível. O SEP afirmou a necessidade de serem asseguradas condições para que as refeições possam ser adquiridas no exterior, caso os enfermeiros assim o pretendam.

SEP desconvoca Greve 

Face a estas decisões, o SEP desconvocou a Greve marcada para o dia 28 de Julho.Para além das diligências efectuadas junto das Comissões de utentes e responsáveis autárquicos locais, a determinação e mobilização dos enfermeiros foi, como sempre, fundamental. Este é o culminar de um processo reivindicativo que uniu e mobilizou os enfermeiros desde o final de 2013, nomeadamente no distrito Setúbal. Com as lutas desenvolvidas, ficou consagrado a Jornada contínua no ACES Arrábida, após emissão da Circular nº 15 da ACSS, de 9 de Maio, negociada com o SEP e no ACES Almada-Seixal.

 A pressão exercida pela ARSLVT junto dos ACES, para “acabar” com a Jornada Contínua dos Enfermeiros, é totalmente inadmissível. Tendo o SEP solicitado reunião a 26 de Junho a esta ARS, para discutir, designadamente, admissão de enfermeiros, ponto de situação dos Concursos de 2010 e 2013, Avaliação do Desempenho, “homologação” das Direcções de Enfermagem, etc, é intolerável que ainda não a tenha agendado.