23 Janeiro, 2013
Decorrente dos problemas que se mantêm no CHBV, o SEP reuniu com o Conselho de Administração a 3 de Janeiro. Em discussão a Contratação de Enfermeiros, a duração da jornada semanal do trabalho dos CIT, o reposicionamento dos CIT e e Horários deTrabalho - SISQUAL.

 

 

Contratação de Enfermeiros – Subcontração

Os 17 enfermeiros subcontratados, 6 no hospital de Estarreja, 6 no hospital de Águeda e 5 no hospital de Aveiro foram informados que a partir de 1 de janeiro de 2013 deixariam de exercer funções. O SEP de imediato denunciou esta situação de despedimento e estabeleceu contacto com a ARS Centro A 26 de dezembro desenvolveu uma concentração de enfermeiros subcontratados em frente ao hospital seguida de uma reunião com a administração.

O Conselho de Administração concordou com o SEP sobre a necessidade de manter estes enfermeiros.

Decorrente da intervenção do sindicato, apesar de subcontratados, os colegas mantiveram o posto de trabalho.

Duração da Jornada Semanal de Trabalho dos Enfermeiros a CIT

A 31 de dezembro de 2012, no Centro Hospitalar Baixo Vouga, existem 133 CIT a 35 horas, 140 CIT a 40 horas e 293 enfermeiros com contrato de trabalho em funções públicas a 35 horas. O SEP questionou o conselho de administração sobre a possibilidade dos 140 enfermeiros a CIT passarem para as 35 horas semanais, reafirmando ser esta uma situação de profunda desigualdade. O CA não deu resposta.

Reposicionamento dos Enfermeiros a CIT no 1º nível remuneratório

Sobre o reposicionamento dos enfermeiros a CIT que auferem 1.020€ no 1º nível remuneratório da nova tabela salarial, isto é, nos 1.201,48 €. O CA respondeu que não tinha qualquer estudo sobre esta matéria e que neste momento a preocupação é colmatar a falta de pessoal. O SEP irá realizar um plenário com os enfermeiros a CIT a 1 de fevereiro às 14.30h no Salão Nobre do hospital de Aveiro.

Horários de Trabalho/SISQUAL

O SEP questionou o CA sobre a introdução, em novembro último, da nova aplicação informática (SISQUAL) para a elaboração dos horários, tendo constatado algumas ilegalidades decorrentes da parametrização da referida aplicação. Conselho de Administração aceitou proposta do SEP para realizar uma reunião de análise e avaliação do funcionamento daquela aplicação informática.