29 Novembro, 2016
Presidente da República visita hospital de Guimarães e o SEP marca presença
Presidente da República visita hospital de Guimarães no seu 25º aniversário e o SEP aproveita para chamar a atenção para os problemas com que os enfermeiros estão confrontados, na instituição. 

 

Na sequência envia oficio ao 1º magistrado da República.

 

“Exmo. Sr. Presidente da República.

Em nome dos vinte Enfermeiros que se encontravam à entrada do Hospital Senhora Oliveira, venho agradecer por ter parado para nos cumprimentar e ouvir as nossas reclamações.

Ficamos muito felizes pelo facto de se ter deslocado ao Hospital Senhora da Oliveira pela comemoração dos seus vinte e cinco anos.

Conforme solicitou, encaminho a informação relevante referente ao trabalho efetuado e não pago pelo Conselho de Administração.

São de lamentar as notícias que fizeram correr tinta na imprensa bem como nos canais televisivos, do nosso Hospital, evidenciando a forte carência de pessoal e as condições em que se encontram muitos dos doentes lá internados.

Após ter reunido os vários horários constato que o Conselho de Administração está em dívida para com os Enfermeiros de 31.276 horas extraordinárias, dados de novembro.

A este valor acrescem incontáveis dívidas de folgas e feriados.

Nesta documentação que lhe envio faltam apurar alguns gabinetes onde trabalham não mais de 20 Enfermeiros dado que para o valor global de horas em dívida não se torna relevante.

Relevante sim, é o facto de as escalas que lhe envio não contemplarem a dotação adequada de Enfermeiros para que se prestem cuidados de saúde aos nossos utentes com qualidade e segurança.

Para que estas horas sejam pagas e não voltem a aumentar serão necessários contratar 72 enfermeiros, dados contrários aos apresentados pelo Conselho de Administração que solicitou apenas 33 contratações”.