29 Setembro, 2016
É grave a carência de enfermeiros no Centro Hospitalar Tondela-Viseu
Em carta enviada aos Presidentes das Câmaras Municipais de Viseu e de Tondela, o SEP informa e alerta sobre as Dotações de Enfermeiros nos diferentes serviços de cada Unidade.

 

 

Na missiva pode ler-se : “Tendo já dado conhecimento da falta de enfermeiros no hospital de Viseu, importa dar conta da situação, com dados mais atualizados, para que Vossa Excelência caso o entenda, intervir de acordo com os meios que tem ao Seu dispor”

O SEP tem alertado e intervindo junto das entidades competentes para a necessidade da contratação de enfermeiros, por forma a colmatar as ausências prolongadas. No entanto, pese embora o esforço desencadeado por esta associação sindical, até ao momento a situação mantém-se inalterada e dramaticamente grave com serviços em pré rutura.

Um conjunto de enfermeiros decidiu denunciar publicamente a situação que se vive nessa Unidade, através de um abaixo-assinado de que esta associação sindical foi destinatária.

Neste momento existem diversos serviços na Unidade de Viseu onde se constata uma redução efetiva do número de enfermeiros por turno, em alguns casos de 1 e 2 enfermeiros.

Esta realidade determina que os enfermeiros que se mantém em serviço estejam a ser submetidos a uma carga horária intensa e bastante superior ao permitido por lei sem os tempos de descanso necessário entre os diferentes turnos.

Esta sobrecarga eleva a possibilidade de erros.

O SEP fez acompanhar esta carta de um horário em que se verifica o valor acumulado da divida aos enfermeiros em alguns serviços é superior a um milhar de horas.