6 Junho, 2019
Carreira, Progressões e Especialistas: esta luta não pára
Por uma Carreira de Enfermagem digna, pelo justo Descongelamento das Progressões e pelo efetivo Suplemento Remuneratório dos Enfermeiros Especialistas, avançamos com petições públicas para remeter estes problemas à Assembleia da República.

 

Carreira de Enfermagem

Face à apreciação e posição sobre a Carreira de Enfermagem (Dec. Lei n.º 71/2019) imposta pelo Governo:

  • Estamos a intervir junto dos Grupos Parlamentares no sentido de suscitarem a “apreciação parlamentar” do diploma (PCP e BE já o fizeram) e defenderem as propostas apresentadas pelo SEP.
  • Em breve avançamos com uma “Petição Pública”, a remeter à Assembleia da República, no sentido de serem debatidas em plenário as soluções de Carreira que são justas perante os enfermeiros.

 

Descongelamento das Progressões

Para além de toda a ação e luta realizada, nomeadamente a última intervenção jurídica junto das Administrações e das primeiras ações submetidas em tribunal:

  • Estamos a promover uma “Petição Pública”, a remeter à Assembleia da República, para que sejam apresentadas propostas com vista à justa e legal contagem de pontos a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo.

 

Enfermeiros Especialistas

Apesar de imposto pelo Governo, o SEP sempre defendeu a atribuição do Suplemento Remuneratório a todos os enfermeiros detentores do título de Enfermeiro Especialista. Foram realizadas várias intervenções e lutas.

É inadmissível que o Despacho 5331-B/2019 só tenha sido publicado a 31 de maio e não resolva o problema de largas centenas de enfermeiros.

 

Sublinhamos:

 – Sempre defendemos que as Instituições têm autonomia, agora reforçada, para “gerir” os postos de trabalho constantes do seu Mapa de Pessoal para 2019.

 – Vamos continuar a intervir para que os problemas sejam resolvidos.