22 Fevereiro, 2017
Trabalhadores do sindicato dos bancários solicitam audiência ao Ministro do Trabalho
Esta iniciativa, decidida nos Plenários, pretende expor e solicitar a intervenção do Ministro do Trabalho, que publicamente tem defendido a Contratação Coletiva.

 

Os sindicatos representativos dos trabalhadores do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI)/SAMS entregaram uma exposição e um pedido de audiência ao Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a 23 de fevereiro.

A Direção do SBSI além de querer rasgar as convenções coletivas de trabalho, instituiu os falsos “recibos verdes” como forma privilegiada de contratação. Tem ainda, gerado um clima de assédio moral e de perseguição aos delegados e dirigentes destes sindicatos assim como aos trabalhadores que aderiram à Greve, em 11 de janeiro.

Estas situações, já apresentadas na Audiência na Comissão Parlamentar do Trabalho, solicitada pelos sindicatos e que decorreu no passado dia 14 de fevereiro, são também reportadas nesta exposição ao Ministro do Trabalho.

Inadmissível, inaceitável e contraditória a atitude da direção sindical do SBSI (um dos principais sindicatos da UGT), que se vangloria de há poucos dias ter assinado um acordo com o Ministério do Trabalho, alegadamente para travar as caducidades e promover a Contratação Coletiva!

Foi neste contexto que se inseriu a iniciativa de entrega de uma exposição relativa a todo o processo e pedido de audiência ao Ministro do Trabalho, por uma delegação dos sindicatos, no dia 23 de fevereiro.

 

Os Sindicatos envolvidos: Sindicato Enfermeiros Portugueses (SEP);  Sindicato Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP); Sindicato Médicos da Zona Sul (SMZS); Sindicato Nacional Técnicos Superiores de Saúde (STSS); Sindicato Nacional Profissionais Farmácia e Paramédicos (SIFAP); Sindicato Fisioterapeutas  Portugueses (SFP).

Nota enviada à Comunicação Social em 22 de fevereiro de 2017