25 Setembro, 2018
Reunimos com a Mesa Administrativa (MA) da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros a 19 de setembro.

 

Regulamento de Horários

Após a greve da equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Alhos Vedros e por nossa exigência, a Mesa Administrativa acedeu a voltar a negociar o Regulamento de Horários, reabrindo o processo negocial que tinha encerrado unilateralmente.

O SEP congratula toda a equipa de enfermagem, por ter tomado posição e conseguido reabrir o processo negocial. 

 

Jornada contínua

Referimos que a jornada contínua é a forma de organização do trabalho que mais se adequa à prestação de cuidados nas Unidades de Internamento e noutros contextos de prestação de cuidados, aplicando-se a toda a equipa de enfermagem, sem excepção.

 

Preparação da “farmácia”

Recolocámos a exigência de contratação de um profissional da área para proceder à preparação da farmácia, referindo uma vez mais, que aos enfermeiros cabe apenas a administração terapêutica.

Mais, esta atividade prejudica e retira tempo destinado à prestação de cuidados. Tarefas como etiquetar medicamentos não são da esfera de competência dos enfermeiros.

A MA, referiu estar a procurar uma solução com as Santas Casas próximas, referindo que por si só, não comporta aumento de custos.

 

Atrasos nos pagamentos

A MA justificou que alguns atrasos nos pagamentos aos trabalhadores se deve ao não pagamento atempado das prestações que lhe são devidas por parte da Segurança Social.