28 Janeiro, 2019
Enfermeiros do Hospital de Leiria decidem se mantêm ou não a greve
Amanhã às 09h30, será decidido em plenário, sobre a manutenção ou suspensão da greve decretada para 29, 30 e 31 de janeiro. Exigem-se soluções da administração.

 

Depois das diversas ações de protesto, os enfermeiros do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) decidiram no plenário a 11 de dezembro pela greve caso o Conselho de Administração continuasse sem dar qualquer resposta às suas justas reivindicações anunciadas nesse dia, em conferência de imprensa.

Isto porque em julho, a administração alterou unilateralmente os horários dos enfermeiros, por razões meramente economicistas, com manifesto prejuízo para a prestação dos cuidados de enfermagem aos utentes. Desde então, temos enviado ofícios aos responsáveis da instituição para agendamento de reunião sem qualquer resposta.

No decurso do plenário de 11 de dezembro, a administração não respondeu ao novo pedido de reunião enviado e efetuou alguns descongelamentos de progressões deixando no entanto, a generalidade dos enfermeiros incorretamente reposicionados ou sem qualquer alteração.

Quanto aos restantes problemas enunciados incluindo o dos horários, o Conselho de Administração não solucionou, nem deu qualquer resposta.

Decretada a greve a 8 de janeiro, a administração marcou reunião para 15 de janeiro mas não apresentou soluções e compromissos que permitissem desconvocar a greve.

A 22 de janeiro enviou-nos uma proposta que fica aquém das expectativas das justas reivindicações. A 24 de janeiro enviámos uma contraproposta e disponibilidade para reunir visando alcançar acordo.

No plenário convocado para o primeiro dia de greve – aguardamos que o Conselho de Administração evolua na sua posição, apresente propostas e compromissos. Os enfermeiros decidirão sobre a manutenção ou suspensão da greve.

Até lá a greve mantém-se, com grande determinação dos enfermeiros, cansados e revoltados, de serem ignorados e prejudicados.

Amanhã, no final do plenário, pelas 11h30, realizar-se-á uma conferência de imprensa onde divulgaremos as decisões tomadas.

 

Nota enviada à Comunicação Social em 28 de janeiro de 2019