26 Agosto, 2013
Se não cuidarem de nós, quem cuidará de vós? Foi a ação de sensibilização realizada pelo SEP e com os enfermeiros na defesa dos direitos de trabalho e dos utentes. A ação realizou-se no dia 28 de agosto em frente ao hospital de Santa Maria.

 

Depois de sucessivos pacotes de austeridade, o Governo avança, mais uma vez, contra os direitos dos trabalhadores da Administração Pública, incluindo os enfermeiros, nomeadamente através de despedimentos, o aumento do horário de trabalho e a penalização na aposentação.

É preciso defender as Funções Sociais do Estado. Ao contrário do que a propaganda governamental apregoa, Portugal gasta menos em despesa social do que a média europeia. Não podemos aceitar a redução do número de trabalhadores e serviços na Administração Pública, nomeadamente na saúde que coloquem em causa o acesso, a qualidade e a segurança dos cuidados.

Se não cuidarem de nós, quem cuidará de vós? é o mote que os enfermeiros dão, tentando sensibilizar a população da falta de condições de trabalho a que estão sujeitos, que traz e trará consequências aos cuidados de saúde a prestar aos utentes.

A Direcção Regional de Lisboa detetou uma grave carência de enfermeiros no distrito, o que provoca elevados ritmos de trabalho e incontáveis horas de feriados e folgas em dívida, originando graves níveis de fadiga a estes profissionais.

A enfermagem é uma profissão de elevado risco e penosidade, pelo que o tempo de descanso é essencial para a segurança dos cuidados de saúde prestados.

São também detetados inexplicáveis contratos de trabalho com vínculo precário, inúmeros recém-formados que se encontram no desemprego, sendo que muitos deles são forçados à emigração.

É ainda incompreensível que estes profissionais sejam remunerados de forma inadequada e que se assistam grandes desigualdades de salários e direitos entre enfermeiros que desempenham exatamente as mesmas funções.

Por tudo isto, os enfermeiros de Lisboa exigem: saúde sem cortes e para todos, mais enfermeiros nos serviços, horários compatíveis entre a vida profissional e pessoal, 35 h semanais de trabalho, estabilidade profissional, valorização da profissão e salários dignos.

A Direcção Regional de Lisboa, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, convida os(as) Srs(as) jornalistas a acompanharem a ação de sensibilização da população, se não cuidarem de nós quem cuidará de vós? – a realizar no dia 28 de Agosto, com Conferência de Imprensa  marcada para as 11h em frente ao Hospital Santa Maria.

Informação enviada à Comunicação Social a 26 de agosto 2013.