15 Janeiro, 2018
Doentes dependentes no domicílio sem cuidados de enfermagem em Viseu
O Centro Hospitalar Tondela/Viseu cessa mobilidade de enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Viseu e coloca em causa a prestação de cuidados e enfermagem a doentes dependentes.

 

Nos últimos dias, o SEP tem denunciado várias situações caóticas que se têm vivido nos Cuidados de Saúde Primários.

Assumimos, como sempre o temos feito, a defesa da dignificação dos enfermeiros e dos cuidados de enfermagem, bem como a garantia da resposta às necessidades da população através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Tivemos hoje conhecimento que cerca de metade dos profissionais de enfermagem alocados à UCC de Viseu e a cuidar de doentes dependentes em casa, cedidos pelo Centro Hospitalar Tondela/Viseu, foram informados que terão que regressar à instituição, a 1 de fevereiro.

Esta cessação inesperada da mobilidade por cedência de interesse público destes enfermeiros coloca seriamente em risco a saúde – e mesmo a vida – destes doentes que dependem destes cuidados.

Os Cuidados de Saúde Primários têm como finalidade:

  • Prestar cuidados de proximidade aos utentes, doentes e família no seu contexto comunitário;
  • Promover a saúde e prevenir a doença no âmbito das Unidades de Saúde Familiar e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados;
  • Prestar cuidados a grupos vulneráveis através das Unidades de Cuidados da Comunidade, onde se enquadram os idosos e mais dependentes;
  • A rede de cuidados continuados integra o SNS nas UCC .

É, por isso, uma situação alarmante, que vamos expor de imediato esta situação a várias entidades.

 

Nota enviada à Comunicação Social em 15 de janeiro de 2018.