9 Outubro, 2019
Dia Mundial da Saúde Mental: 10 de outubro
No dia em que se assinala o Dia Mundial da Saúde, a Direcção Regional de Lisboa do SEP alerta para os problemas dos enfermeiros que exercem funções em instituições psiquiátricas (como em outras áreas).

 

Os enfermeiros da Saúde mental enfrentam diariamente situações de grande desgaste emocional e de frustração, associadas ao cuidar de pessoas com doença mental grave e também à sobrecarga horária, baixos salários e, nalguns casos, contratos precários, levando assim à insatisfação profissional e pessoal.

A Direcção Regional de Lisboa do SEP ambiciona que a saúde mental em Portugal seja vista como fundamental, só possível, entre outras medidas, com a melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros e aposta na contratação.

No dia 10 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental cujo objetivo é sensibilizar a sociedade para um problema transversal a qualquer povo, cultura ou religião com o intuito de combater o estigma e o preconceito que envolve o doente mental. Portugal tem uma prevalência de doenças mentais das mais elevadas da Europa, logo um tema que merece especial atenção por parte de todos os portugueses.