9 Agosto, 2018
Conferência de Imprensa dia 10 de agosto no IPO – Coimbra
Os enfermeiros do IPO de Coimbra vão estar amanhã em greve, 10 de agosto, nos turnos da manhã e tarde, pela justa progressão da carreira. Irá haver uma conferência de imprensa, às 11h30, junto ao edifício das consultas externas deste hospital.

 

O congelamento das progressões aconteceu em agosto de 2005.

Mais tarde, em 2008, impuseram aos enfermeiros que os anos de serviço se transformassem em pontos e consideraram que estaríamos a ‘somar’ pontos desde 2004.

Finalmente, o Orçamento do Estado consagra o descongelamento das progressões e, para cada enfermeiro, é um dado adquirido que a regra imposta pelo governo em 2008 (anos = pontos) seja de fácil aplicação.

No entanto, o IPO de Coimbra resolveu excluir da atribuição dos pontos, TODOS os enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho e excluir MUITOS enfermeiros com Contrato de Trabalho em Funções Públicas da justa e correta contagem dos pontos para efeitos do Descongelamento das Progressões.

A administração do IPO de Coimbra tem o poder e a autonomia para decidir a progressão a TODOS os enfermeiros, independentemente do vínculo contratual.

Os Enfermeiros do IPO de Coimbra lutam ainda pela:

  • Contratação de mais Enfermeiros (Dotações Seguras);
  • Aplicação das regras legais e regulamentares sobre Horários de Trabalho.