7 Fevereiro, 2019
Caos no serviço de urgência geral do Centro Hospitalar Baixo Vouga
O serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar Baixo Vouga – Aveiro, está em ruptura.

 

Não sendo esta uma situação nova, verificamos que a mesma se tem vindo a agudizar sem que tenham sido tomadas medidas no sentido de a colmatar.

Bem pelo contrário, o que actualmente se verifica é o aumento do número de doentes existentes nos corredores do serviço (entre 40 a 50 em todos os turnos) que aguardam internamento de Medicina Interna.

Todo este aumento de doentes e respectivas horas de cuidados de enfermagem que são necessários prestar, não tem sido acompanhado pelo necessário reforço do número de enfermeiros no serviço/turnos pelo que reafirmamos a urgente necessidade de admissão de enfermeiros para todo o Centro Hospitalar Baixo Vouga, nomeadamente para o serviço de Urgência.

Além desta medida, é também imprescindível um maior investimento nos Cuidados de Saúde Primários, para que o serviço de urgência deixe de ser considerado a única opção de resposta para os cuidados de saúde na região.

Não temos dúvidas em afirmar que a manter-se esta situação no Serviço de Urgência Geral, poderá estar em causa a qualidade e segurança dos cuidados prestados.

Os enfermeiros estão no limite e é impossível continuar a trabalhar nestas condições!

 

Nota enviada aos media a 7 de fevereiro de 2019