26 Julho, 2019
Reunimos a 17 de julho com o Conselho Diretivo da ARS Norte. Os especialistas, o 'roubo' nas progressões e a operacionalização da carreira estiveram no centro de uma reunião, que também debateu - em alerta - a situação das USF modelo B.

 

Enfermeiros Especialistas

O número de postos de trabalho atribuídos a Enfermeiros Especialistas, publicados no Despacho nº 5331-B/2019,  contempla menos 26 lugares.

Questionados sobre a razão desta diminuição foi-nos respondido que a referida diminuição decorreu da análise efetuada pela ARS tendo por base a caracterização dos postos de trabalho, as competências dos enfermeiros e o compromisso assistencial. Em consequência, até pela possibilidade de auto-organização das USF poderão existir enfermeiros especialistas que não estão a receber o suplemento.

Face esta resposta, solicitámos que nos facultassem a caraterização dos postos de trabalho por domínio de especialidade que efetuaram e quais os critérios que utilizaram. Afirmaram que esse trabalho prospetivo de caraterização ainda iria ser feito.

Como sempre defendemos: este trabalho deve ser feito no seio da profissão.

Caso assim não aconteça, o número de enfermeiros especialistas e os domínios de especialidade necessários serão ditados por outros!

 

Progressões

Ainda não “chegaram” aos enfermeiros.

Afirmam que face à complexidade da tarefa e à falta de recursos humanos não foi possível, ainda, fazer a contabilização dos pontos para efeitos de progressão. Sobre o entendimento relativo a essa contagem – consideram o reposicionamento nos €1201 como progressão – afirmam que vão seguir as orientações da tutela.

Em jeito de conclusão, para além do atraso de ano e meio, a ARS Norte, apesar de todos os pareceres fundamentados que reposicionamento é diferente de progressão, prepara-se para “roubar” tempo de exercício profissional aos enfermeiros.

Se ainda não assinaste a Petição que nos permitirá devolver aos decisores políticos a resolução desta injustiça, apelamos a que o faças.

São precisas, no mínimo, 4.000 assinaturas para que a Petição dê entrada na Assembleia da República. Está nas nossas mãos!

 

Carreira de Enfermagem

Pelas razões apontadas para as Progressões – no âmbito da operacionalização da transição para a Carreira de Enfermagem – não sabem quando serão publicadas as obrigatórias listas nominativas.

Também sobre a Carreira de Enfermagem estamos a desenvolver uma Petição para a devolver aos decisores políticos. A injustiça que decorre da sua aplicação e a desvalorização que encerra impele-nos, a todos, a que a assinemos.

  

Contratação

Vão resolver a situação dos 50 enfermeiros que ainda estão com um vínculo precário.

Questionados sobre a possibilidade de alargar o mapa de pessoal, afirmam que para o fazer terão que realizar um levantamento das necessidades admitindo que, face ao aumento populacional em alguns conselhos da região norte, é provável que sejam necessários mais enfermeiros.

 

USF modelo B

Afirmaram não ter dado qualquer orientação no sentido do aumento dos horários de trabalho, até pela “sensibilidade” do assunto.

Assumimos que iríamos pedir uma reunião urgente apenas para abordar esta temática.