12 Dezembro, 2019
Os enfermeiros estão hoje em greve com concentração junto à sede da ARS de Lisboa e Vale do Tejo com participação superior a 80%. Em causa estão sobretudo as progressões na carreira e o justo reconhecimento dos enfermeiros especialistas.

 

Os níveis de adesão à Greve, não deixam dúvidas.

Os enfermeiros da ARSLVT (ACES, DICAD E Serviços Centrais) estão fartos e exigem soluções.

12 dezembro de 2019 foi dia de jornada de Luta para os enfermeiros/as da ARSLVT através da forte adesão à Greve, decretada pelo SEP.

A falta de respostas do Conselho Diretivo (CD), aos pedidos de reunião do SEP e o agravamento das situações problemáticas e das injustiças levou ainda, que os enfermeiros, de forma corajosa e determinada, se tenham concentrado junto à ARSLVT dando voz à sua indignação.

Face à revolta manifestada pelos enfermeiros, o CD reuniu com a delegação do SEP que expressou a sua incompreensão face ao arrastamento e agravamento dos problemas.

O SEP entregou ao Presidente do CD um Caderno Reivindicativo onde foram reportadas as situações de injustiça e de falta de condições laborais.

O SEP estabeleceu um prazo de 60 dias para o CD apresentar propostas de resolução das situações reportadas tendo no entanto exigido que no imediato:

  • Efetue a legal contabilização de 1,5 pontos/ano, até 2014, aos enfermeiros que alegadamente não têm Avaliação do Desempenho;
  • Dê orientações claras a todos os ACES para que sejam atribuídos no mínimo 2 pontos, no biénio 2017/2018 e promova as progressões devidas desde janeiro de 2019;

O SEP manifestou ainda toda a disponibilidade para reunir, no imediato, com o CD e debater soluções para as questões apresentadas.

 

SIC Notícias | Declarações de Rui Marroni, Dirigente do SEP