8 Novembro, 2018
Reunimos com a Direção Executiva do ACES Lisboa Norte a 24 de outubro onde abordamos várias questões como a contratação de enfermeiros e organização de horários de trabalho.

 

Enfermeiros Especialistas

Questionámos se todos os enfermeiros com título de enfermeiro especialista recebem o suplemento previsto da lei.

A Direção Executiva (DE) informou que todos os enfermeiros com título de enfermeiro especialista já recebem. Aguardam cabimento apenas os colegas que chegaram após o levantamento do número de especialistas, mas que a situação irá ser regularizada, atribuindo o suplemento.

Reiteramos o nosso entendimento – todos os enfermeiros com título de especialista e a exercerem as respetivas funções deverão receber o suplemento.

 

Contratação de enfermeiros

Indagámos sobre a colocação das 36 vagas previstas no concurso da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

A DE comunicou que das 36 vagas houve 10 desistências e que aguardam indicação para prosseguir com a chegada de enfermeiros do concurso. Os pedidos de mobilidade estão suspensos, dado que as vagas estão cativas para o concurso.

Continuamos a defender – dotações seguras e horários de trabalho compatíveis com a vida pessoal e familiar.

 

Organização do trabalho e horários

Defendemos as 35 horas para todos os enfermeiros independentemente da unidade funcional, e questionámos a DE relativamente às orientações dadas sobre esta matéria.

A DE informou-nos de que o Período Normal de Trabalho são as 35 horas em todas as unidades e de que não deu indicações para o aumento do horário semanal.

O horário de trabalho de 35 horas semanais está definido na legislação da Administração Pública e na Carreira de Enfermagem.