Com o objetivo de discutir as questões sociais, históricas e de saúde associadas ao envelhecimento, a Escola Superior de Saúde (ESS) e a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora, organizam o II Seminário sobre Vulnerabilidades Sociais e Saúde com o tema “Envelhecimento(s): Perspetivas Interdisciplinares”,a decorrer nos dias 6 e 7 março de 2020 no Campus do IPS, em Setúbal.

Este seminário é concebido como um espaço de debate interdisciplinar entre a Ciências Sociais, a História e a Saúde, sobre a problemática em questão, os seus atores e a intervenção social e política em torno desta. Procura-se que os investigadores e outros profissionais de várias áreas do saber partilhem a sua investigação e/ou práticas de intervenção.

Assim para apresentação das comunicações e debate de ideias o seminário divide-se nas seguintes áreas temáticas:

  • Envelhecer em Portugal – procurando analisar as questões demográficas e sociais ligadas ao envelhecimento em Portugal, nomeadamente as questões territoriais, de isolamento, de acesso a recursos, de urbanismo e económicas.
  • As pessoas idosas: perspetiva histórica – analisando a evolução histórica do papel das pessoas idosas, da sua representação social, das políticas de apoio e da demografia.
  • Desafios para a saúde e o trabalho – debatendo os desafios colocados pelo envelhecimento ao sistema de saúde e ao mundo do trabalho.
  • Práticas de integração e apoio social – partilhando projetos e intervenções que respondem às necessidades das pessoas idosas.

A comissão organizadora convida à submissão de propostas de comunicação para as sessões livres (publicação de atas com artigos após o evento).

Submissão de resumos: até 10 de fevereiro de 2020.