A greve ocorre no Atendimento Complementar do ACES Almada Seixal, aos fins-de-semana, mantém-se em março nos dias Dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31, das 08h00 às 24h00.


Atendimento Complementar ao fim-de-semana

Informámos que os enfermeiros não estão disponíveis para continuar a assegurar este serviço dentro do horário normal de trabalho porque retira horas assistenciais de segunda e sextas-feiras às Unidades Funcionais.

A solução imediata, e até á admissão de mais enfermeiros (a nossa primeira reivindicação), será manter a atual distribuição por equipa, passando contudo, a totalidade das 35 horas, a ser alocada às Unidades Funcionais e o Atendimento Complementar, ao fim de semana, passar a ser assegurado em trabalho extraordinário.

A nossa luta permitiu a recente admissão de enfermeiros. No entanto, o cálculo das Dotações Seguras (Ordem do Enfermeiros) demonstra que o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal está em incumprimento por manifesta carência de enfermeiros.

Os enfermeiros são o único grupo profissional a quem foi imposta a atual organização do Período Normal de Trabalho (PNT) das 35 horas, que é claramente desfavorável à prestação de cuidados aos utentes das diferentes Unidades Funcionais.

A Direção, apesar de totalmente autónoma para solucionar a situação, recusou fazê-lo transferindo responsabilidades para o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Foi na sequência deste posicionamento que foi convocada a greve.