3 Junho, 2014
A nosso pedido e para debater a organização do trabalho dos enfermeiros, Direção de Enfermagem, concursos e concurso para Enfermeiro Principal concretizou-se esta reunião a 23 de Maio.

 

Jornada Contínua

Demos conhecimento que 80% dos enfermeiros do ACES reclamaram sobre a forma de Manifesto, autonomia organizativa nas unidades funcionais com o objectivo adequar as prestações de cuidados de enfermagem em função das necessidades dos utentes. A Direção Executiva, face à argumentação do SEP comprometeu-se a recolocar a questão junto da Administração regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Direção de Enfermagem

Às direcções de enfermagem, presididas pelos respetivos Vogais de Enfermagem dos Conselhos Clínicos compete o planeamento e organização dos cuidados, a formação permanente e salvaguardar a autonomia técnica do exercício profissional.

Para além disto têm ainda competências no âmbito dos concursos para Enfermeiro Principal e a Avaliação do Desempenho.

O Diretor Executivo informou que a direção de enfermagem está constituída mas aguarda homologação da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Enfermeiro Principal

Segundo o Diretor Executivo foi feita a previsão que é superior ao mínimo legal de 10% mas que será reformulada após a colocação dos enfermeiros dos concursos a decorrer e que pressupõe a entrada de 18 enfermeiros.