12 Março, 2020
Decorrente das medidas de contenção e de Saúde Pública que estão a ser implementadas no país e que necessariamente envolvem os profissionais de saúde, ao serviço do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) e dos SAMS Sul e Ilhas, os sindicatos decidiram desconvocar a greve decretada para o próximo dia 13 de março.

 

Esta desconvocação da greve dá também uma oportunidade à Direção do SBSI/Mais Sindicato para retomar os processos negociais dos Instrumentos de Regulamentação Coletiva de Trabalho (IRCT), tal como propôs recentemente.

Apesar desta desconvocação, os sindicatos mantêm a sua forte oposição à tentativa de caducidade dos IRCT, recentemente anunciada pela Direção do SBSI e que levou a decretar esta greve.

Os sindicatos reafirmam também a justiça desta luta dos trabalhadores que legitimamente defendem os seus direitos.

No decurso desta assumida tentativa da retirada dos direitos dos trabalhadores, os sindicatos e a Comissão de Trabalhadores do SBSI/SAMS Sul e Ilhas, solicitaram em 21 de fevereiro, a necessária mediação do governo neste processo, tendo pedido uma audiência urgente.

Assim, uma delegação dos Sindicatos e da Comissão de Trabalhadores deslocar-se-ão ao Ministério do Trabalho, hoje dia 12 de março, pelas 14h30, para reafirmar a urgente audiência solicitada ao Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional.