22 Setembro, 2020
Por nós, pela profissão: ação de luta – 26 setembro
O país não pode parar devido à pandemia. A luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho é hoje ainda mais necessária, num contexto de aumento do desemprego, diminuição dos salários e atropelo aos direitos laborais.

 

No setor da saúde continua a não existir uma estratégia para melhorar a acessibilidade dos utentes e doentes NÃO COVID aos cuidados de saúde cujas consequências são ainda desconhecidas. Impõe-se o urgente reforço dos meios do SNS.

Desde Março que os enfermeiros que integram as equipas de saúde pública trabalham 7 dias/semana sem aumento do número de efectivos apesar do aumento de cidadãos em vigilância activa (COVID).

A desregulamentação dos horários de trabalho prolifera na maioria das instituições, públicas, privadas e sociais, sem que o Ministério da Saúde intervenha.

Os processos de avaliação do desempenho na maioria das instituições não foi concretizado antevendo mais problemas quando chegar o momento de atribuição de pontos.

As petições entregues pelo SEP em setembro de 2019 revelaram ser as ferramentas imprescindíveis para que a contabilização justa dos pontos e problemas decorrentes da publicação da carreira de enfermagem fossem discutidos na Assembleia da República nomeadamente através da apresentação de iniciativas legislativas e resoluções por parte de alguns Partidos. A serem aprovados, resolveriam muitos dos nossos problemas.

Os deputados têm uma excelente oportunidade de demonstrar que apoiam efetivamente os enfermeiros, não se limitando a bater palmas!

A 26 de setembro estaremos nas concentrações distritais a exigir, também, a solução destes problemas.

Participa. As regras da DGS serão cumpridas.