5 Fevereiro, 2009
As reuniões de negociação do Acordo de Empresa (AE) para os Enfermeiros na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) prosseguem com alguma dificuldade de agenda por parte da SCML.

 

As próximas reuniões negociais estão agendadas para 16/02/09 e 03/03/09.

Em termos regulação das condições de trabalho irão existir (em princípio) quatro Acordos de Empresa na SCML. Dois Acordos de Empresa Gerais aplicáveis à maioria dos trabalhadores (um deles já em vigor); Um AE específico para médicos negociado com um sindicato médico e um AE específico para enfermeiros negociado com o SEP.

No entanto, é do conhecimento do SEP, que a SCML irá enviar um documento a convidar todos os funcionários que ainda não estejam abrangidos por um AE Geral já publicado, a aderir voluntariamente ao mesmo, por escrito.

Nota Explicativa

Os Acordos de Empresa só se aplicam aos sócios dos sindicatos subscritores ou a quem aderir voluntariamente e por escrito ao mesmo, segundo o Código do Trabalho. Por esta e outras razões ser sócio do SEP é mais seguro!

Não nos fazendo sentido que, ainda estando a decorrer as reuniões de negociação para o AE especifico, seja proposto aos Enfermeiros que adiram a um AE que não contempla as especifidades da sua profissão, o SEP manifestou o seu desagrado para com as intenções da SCML.

O SEP decidiu aconselhar os enfermeiros a não aderir ao AE geral já aprovado, e a esperarem pelo AE específico para enfermeiros que está a ser negociado com o SEP.

Enquanto não for publicado o AE específico para enfermeiros negociado pelo SEP, aplica-se o atual regulamento da carreira privada de enfermagem!

Não adiras a um AE que comprovadamente não contempla as especifidades da tua profissão! Não assines nada! As negociações mantêm-se!