15 Outubro, 2020
Misericórdias: Impasse nos aumentos salariais
Hoje participámos nas ações de luta da Federação dos Sindicatos de Comércio e Serviços (FEPCES) com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

 

A recusa em aumentar condignamente os trabalhadores, ao seu serviço, levou a que o Sindicato do Comércio (FEPCES) tivesse promovido 3 concentrações (Olhão, Lisboa e Guimarães) para exigir, entre outros aspetos, o aumento da tabela salarial.

O SEP tem a tabela de vencimentos com a União das Misericórdias Portuguesas congelada desde 2015.

Na essência, os enfermeiros, têm estado na linha da frente na área da saúde e sentem de forma idêntica os problemas que os outros trabalhadores têm sentido e que, se cingem também à recusa em atualizar as tabelas salariais por parte da UMP apesar das comparticipações que esta entidade tem recebido por parte do Estado.

Apesar de estar em processo de negociação diferente do da FEPCES, o SEP solidarizou-se hoje, mesmo que simbolicamente, com as manifestações que ocorreram em diferentes cidades do país, tendo estado presente, na exigência dos aumentos salariais com revisão das tabelas salariais.

No próximo dia 28 de outubro 2020, o SEP estará em negociação com a UMP, sob o patrocínio do Ministério do Trabalho inserido numa frente sindical com que envolve o Sindicato das Ciências e Tecnologias a Federação dos Professores e a Federação da Função Pública.