17 Fevereiro, 2021
A CGTP divulga 7 estudos sobre a temática “Situação da Mulher agravada pela pandemia”. O estudo 3 incide sobre o direito à habitação e seus custos, transversal a toda a população mas afetando principalmente os mais jovens.

 

O Estudo 3 sob o lema “O direito à habitação e os seus custos” foca a questão da habitação que é um problema que se coloca a toda a população e de uma forma especial às camadas mais jovens.

Os trabalhadores confrontam-se com custos de habitação altíssimos, sobretudo nas grandes cidades e zonas limítrofes, quer em termos de arrendamento, quer de aquisição de casa própria, sendo esta, na maioria dos casos, feita com recurso a endividamento bancário por falta de alternativa de arrendamento a preços comportáveis.

 

Não obstante a importância da leitura na íntegra deste Estudo que disponibiliza dados muito relevantes, incluindo as conclusões que a seguir transcrevemos:

Conclusões

A Comissão para a Igualdade – CIMH/CGTP-IN considera que é urgente a existência de

“Uma política de habitação sustentada nas responsabilidades prioritárias e fundamentais que cabem ao Estado, tendo em vista a concretização do direito à habitação por parte de todos os cidadãos e cidadãs.”

 

Ver todos os estudos aqui