Em 2019 foi publicado o Texto Consolidado do CCT da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada com o SEP em 29 de junho (BTE nº 24).Este sucedeu ao de 2010 e integra as sucessivas revisões que se produziram em 2016 e 2018.
Para que tal possa acontecer é fulcral “utilizar” os direitos deste “instrumento” republicado e consolidado.
Em 2020, foi publicada e atualizada a tabela salarial, assim como o valor mínimo do subsidio de refeição (BTE 40)
Não houve ainda publicação de Portaria de Extensão para esta atualização salarial, mantendo-se ainda em vigor a anterior Portaria de Extensão (242/2019 de 1 de agosto) do CCT, com aplicação aos enfermeiros não sindicalizados no SEP e às Instituições não associadas da Associação Patronal.
Havendo um universo de 1919 enfermeiros em unidades não associadas da APHP , constata-se o aumento, em relação a 2018 de mais 268 enfermeiros no setor.
Houve também, um aumento apesar de ligeiro, do número de enfermeiros homens em relação à percentagem do ano anterior (mais 0,7%).
Constata-se que em relação a (2018) só 44,1% das empresas praticavam vencimentos superiores aos da Convenção o que é inferior em 7,9%, em relação aos anos anteriores.
Assim e com a aplicação desta portaria de extensão haverá um aumento salarial de 2,1% para os que recebem abaixo do estabelecido na convenção publicada em junho e de 1,1% para os restantes em relação a um período de 11 meses.
Por último é nítido que o mercado de emprego neste setor da Hospitalização Privada aumentou, estando 55,9% de trabalhadores enfermeiros, com remunerações base mais baixas do que as que se estabeleceram no CCT da APHP.
Foi também por eles que se acordou fazer a publicação da Portaria de Extensão em relação aos valores mínimos de remuneração que se devem aplicar em todo este sector.