9 Novembro, 2020
SBSI/Mais Sindicato mantém proposta de Acordo de Empresa com grandes perdas salariais e de direitos.

 

A 2 de julho, o SBSI/Mais Sindicato apresentou propostas negociais de Acordo de Empresa (AE), por grupos profissionais, aos sindicatos. Fizemos uma contraproposta sindical.

Foi na base destes pressupostos que o CESP, SEP, STSS, SIFAP e SFP apresentaram, no prazo legal, uma contraproposta sindical. Nesta consta um clausulado geral comum, tal como nas propostas apresentadas pelo Mais Sindicato e, em anexos, as matérias específicas relativas a cada grupo profissional ou seja, as respetivas carreiras profissionais e correspondentes remunerações.

Em continuidade e de acordo com a legislação entregámos à Direção do Mais Sindicato, uma proposta de Protocolo Negocial que recusaram negociar.

A Direção do Mais Sindicato também recusou negociar a contraproposta sindical e determinou que as reuniões fossem por grupos profissionais. Convidou, para estas negociações os sindicatos que conjuntamente com o Mais Sindicato, integram a mesma frente sindical da UGT (FETESE) e determinou a formação de 3 Mesas Negociais.

As negociações foram iniciadas em setembro com a imposição da sua proposta como base da negociação. Apesar de pretender negociar as questões do clausulado geral, nas diversas Mesas Negociais, sempre defendemos que estas matérias deviam ser negociadas com todos, nomeadamente: direitos sociais, SAMS, horários de trabalho, trabalho noturno, trabalho extraordinário, regime de faltas, etc.

Nas últimas reuniões, com pouca evolução nas matérias e com a retirada de alguns direitos, os sindicatos solicitaram, nas respetivas Mesas Negociais, uma clarificação sobre o que pretende a Direção.

Entretanto agendámos plenários com os trabalhadores para a semana de 9 a 13 de novembro.

O Mais Sindicato agendou para 5 de novembro a reunião conjunta com todos os sindicatos com poucas novidades. Nova reunião agendada para 20.

Iremos apresentar as nossas propostas e aguardamos que haja uma maior evolução que nos permita negociar rapidamente um novo Acordo de Empresa e travar as inaceitáveis perdas salariais e de direitos, decorrente das caducidades que impôs.

Serão agendados plenários para avaliarmos e debatermos com os trabalhadores os resultados desta e a evolução processo negocial.

Para mais informações contacta os delegados destes Sindicatos!

 

Os Sindicatos
 – Sindicato Enfermeiros Portugueses (SEP);
– Sindicato Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP);
– Sindicato Nacional Técnicos Superiores de Saúde (STSS);
– Sindicato Nacional Profissionais Farmácia e Paramédicos (SIFAP);
– Sindicato Fisioterapeutas Portugueses (SFP)