29 Setembro, 2020
8 outubro vamos à residência oficial do 1º Ministro
A 8 de outubro, em frente à residência oficial do Primeiro-ministro, vamos exigir que o Governo resolva as nossas injustiças. Premiar os enfermeiros é resolver os problemas.

 

Em vez de prémios que potencialmente vão discriminar ainda mais os enfermeiros, exigimos soluções:

  1. O descongelamento das progressões, nomeadamente a contagem da totalidade dos pontos de 2004 a 2014, independentemente do vínculo:
  • Da existência de períodos não avaliados (seja porque as administrações não as fizeram seja porque perderam os processos dos enfermeiros);
  • Da tomada de posse em categorias superiores, designadamente na categoria de Enfermeiro Especialista, mediante concursos abertos até setembro de 2009;
  • Por consolidação do escalão resultante da compensação por formação em serviço.
  1. Correção de injustiças decorrente da imposição da Carreira de Enfermagem, nomeadamente:
  • A transição de Enfermeiros Especialistas para a respetiva categoria;
  • Os enfermeiros nomeados em “Funções de Chefia” e “Direção”;
  • A descategorização dos Enfermeiros Supervisores.
  1. Pagamento da última “tranche” (25%) do descongelamento, em dezembro de 2019, aos enfermeiros que transitaram para a categoria diferente da atual carreira.

 

As petições que entregámos na Assembleia da República têm sido determinantes para “dar voz” aos enfermeiros. O BE, o CDS-PP e o PCP apresentaram propostas de projetos de lei. Se PS, PSD e Governo querem reconhecer o mérito dos enfermeiros, têm a obrigação de resolver estes problemas.