8 Abril, 2015
Numa atitude de total desrespeito pelos Enfermeiros, a Administração não recebe o SEP porque os problemas dos enfermeiros impõem soluções. O SEP enviou uma carta aberta à administração,no passado dia 4 de março.

 

Contratação de novos enfermeiros. 

A intervenção do SEP e a mobilização dos colegas, permitiu que 23 enfermeiros subcontratados passassem a deter um vinculo à instituição e com um salário correspondente à 1ª posição salarial da Carreira Especial de Enfermagem. De lamentar que contratos celebrados sejam a Termo Certo por um ano e que mantenham as 40h!

Desrespeito pelas regras de elaboração de horários. 

Persiste o incumprimento das regras de elaboração de horários, após terem sido assinaladas pelo SEP em reunião anterior com administração. O SEP defenderá sempre os direitos legalmente consagrados, pelo que as alterações introduzidas pelo CA devem ser sempre comunicadas aos Delegados e Dirigentes da instituição. Sabendo que este problema está intimamente relacionado com o número reduzido de enfermeiros nos serviços, o SEP entende ser urgente o levantamento das necessidades de admissão de Enfermeiros, aplicando a “Norma de cálculo de Dotações Seguras dos cuidados de Enfermagem”

Harmonização das remunerações legalmente fixados para o inicio na carreira de enfermagem. 

Os enfermeiros recentemente contratados viram os valores da remuneração serem atualizados após persistente intervenção do SEP, no entanto, existem situações de anteriores contratos que não estão a ser remunerados pelos mesmos valores.

Segundo o Ministério da Saúde esta é uma situação que depende exclusivamente da decisão autónoma dos Conselhos de Administração. Por este motivo, reafirmamos a exigência da justa harmonização salarial dos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho (CIT) abaixo do valor legalmente fixado para o ingresso da Carreira Especial de Enfermagem.

Parque de estacionamento livre e gratuito para todos. 

Foi consensualizado que este espaço poderia ser exterior ao hospital, prontificando-se a Câmara Municipal de Almada a realizar as obras ficando da responsabilidade da administração do hospital fazer uma nova abertura para pedestres no muro do hospital, na zona contígua ao Bairro do Matadouro. Administração não aceitou.

Mas não desistimos! O SEP voltou a reunir com a edilidade e com as Comissões de Utentes de Almada e Seixal, no dia 24 de fevereiro e conseguiu compromisso para realização de obras na zona do mercado abastecedor para permitir o estacionamento gratuito em melhores condições e mais iluminação e reforço do policiamento nas horas de passagem de turno, para permitir maior segurança. 

Enfermeiros que prosseguem cargos de chefia. 

Foi divulgado em Circular informativa n.°2/2015 de 12 de Janeiro, a afetação de enfermeiros chefes e enfermeiros especialistas, em exercício de funções de chefia de serviços. Importa esclarecer que critérios foram estabelecidos para a escolha dos enfermeiros nomeados, cujos nomes já foram divulgados na referida circular e ainda, quando e como, foram dados a conhecer estes requisitos a todos os enfermeiros da instituição. SEP defende procedimento concursal para que todos os enfermeiros que reúnam os critérios fixados na Carreira, tenham possibilidades de ser nomeados em funções de Chefia.