23 Abril, 2018
Greve com 100% de adesão na Santa Casa de Misericórdia de Alhos Vedros
Os enfermeiros da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa da Casa de Alhos Vedros (SCMAV) demonstraram na greve de 19 de abril a sua união e determinação na defesa das suas condições de trabalho.

 

A adesão à greve de 100% no período da Manhã e de 83,3% no período da Tarde demonstra inequivocamente que os enfermeiros estão determinados a lutar pelas justas reivindicações colocadas à Mesa Administrativa – que há mais de 2 anos permanecem sem resolução.

Os enfermeiros mantêm a exigência de que se implemente o Regulamento de Horários, já aprovado em agosto de 2017 com o SEP.

Com este Regulamento, os horários poderão ser programados e organizados de forma a que os enfermeiros possam conciliar as suas responsabilidades laborais com a gestão da sua vida pessoal e familiar.

Os enfermeiros reclamam também o direito a consultar o respetivo registo biométrico, informaticamente e com acesso individual, sendo inadmissível que ainda não lhes tenha sido disponibilizado.

Quanto aos serviços farmacêuticos, os enfermeiros não estão disponíveis para continuar a assumir responsabilidades que são de outros profissionais e por isso não compreendem por que ainda não existe um profissional da área de Farmácia para exercer as funções que lhe competem, libertando os enfermeiros para a prestação de cuidados.

O descontentamento dos enfermeiros acentua com o recuo da Mesa Administrativa no processo que esteve a decorrer positivamente até à reunião de agosto – e um consequente impasse nos 8 meses que decorreram até à presente data. É inadmissível esta atitude de falta de diálogo com os trabalhadores por parte da Mesa Administrativa da SCMAV.

Os enfermeiros mandataram-nos para enviar novo ofício à Mesa Administrativa, no sentido de reatar e finalizar o processo negocial e reafirmaram a sua determinação de continuar a lutar pelos objetivos que originaram esta Greve.