7 Março, 2017
Greve no Agrupamento dos Centros de Saúde Lisboa Norte
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses decretou greve no Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte para o dia 16, reivindicando a admissão de mais enfermeiros.


O SEP decretou greve para o dia 16 de março e concentração, às 10h30, em frente ao Centro de Saúde de Sete Rios, seguida de dois meses de greve aos fins de semana e feriados.

Esta foi a decisão do plenário de enfermeiros a 20 de fevereiro.

A carêcia de enfermeiros é evidente. Existem 352 mil utentes inscritos para um total de 126 enfermeiros. São necessários, pelo menos, mais 90 para dar resposta às reais necessidades dos utentes.

Segundo a Direção Executiva do ACES, estão perspetivadas 12 vagas para o próximo concurso e refere estar a ser negada, pela ARS de Lisboa e Vale do Tejo, a possibilidade de mobilidade/cedência de interesse público.

 

A grave carência de enfermeiros tem provocado:

  • A redução do horário de atendimento nas consultas de enfermagem de saúde infantil e da saúde materna;
  • A suspensão de vários programas que requerem intervenção dos enfermeiros, designadamente, diabetes, unidade móvel e consulta domiciliária ao recém-nascido;
  • Dificuldade de constituição e de resposta das equipas de cuidados continuados integrados, designadamente de consultas de enfermagem em contexto domiciliário;
  • Para além desta diminuição de resposta aos cidadãos:
    – Muitas atividades regulares são prosseguidas através da realização de trabalho extraordinário (chegando às 20h por mês por enfermeiro);
    – O Atendimento Complementar aos sábados, domingos e feriados é prosseguido integralmente, também, através da realização de trabalho extraordinário.

 

A insatisfação e a exaustão atingiram os limites, diz o SEP.