8 Fevereiro, 2021
Denúncia Pública a 9 fevereiro no Centro Hospitalar de Leiria
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria mantém-se impassível e não resolve as injustiças e problemas dos enfermeiros. Iremos realizar uma ação de denúncia pública a 9 fevereiro com conferência de imprensa às 10h30.

 

Desde julho de 2018, após alteração unilateral dos horários de trabalho determinada pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), por meras razões economicistas, os enfermeiros confrontam-se com dificuldades para a gestão e organização da sua prestação de cuidados, mas também pelo desequilíbrio da distribuição e de duração das suas jornadas de trabalho diárias.

Face à falta de resolução deste problema, por parte da Administração, fizemos um pedido de intervenção junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) que realizou uma ação inspetiva, instaurando um processo de contraordenação.

O Conselho de Administração já foi notificado pela ACT, mas continua sem corrigir o problema, nem responde aos nossos pedidos de reunião entretanto enviados, agudizando assim o sentimento de injustiça dos enfermeiros.

A este problema juntam-se outros que também já se arrastam há anos e dos quais se destacam:

  • O não reposicionamento remuneratório de largas dezenas de enfermeiros, decorrente dos processos de Descongelamento da Administração Pública, devidos desde janeiro 2018;
    .
  • A não transição de um conjunto de Enfermeiros Especialistas e o respetivo reposicionamento remuneratório, pelas alterações legislativas da Carreira de Enfermagem, que ocorreram em junho 2019;
    .
  • O pagamento/ compensação de folgas e descansos devidos, ainda anteriores à Pandemia e que, entretanto, aumentaram de forma acentuada.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) apresentou propostas, enviou pedidos de reunião e teve várias iniciativas/ denúncias desde 2018, mas o Conselho de Administração nunca mostrou vontade em as resolver. Com a Pandemia do Covid-19, as situações problemáticas dos enfermeiros agravaram-se no Centro Hospitalar de Leiria, que integra as unidades hospitalares de Pombal, Leiria e Alcobaça.

Os enfermeiros deste Centro Hospitalar, com o espírito abnegado e resiliência, não deixaram de responder e assumiram as suas responsabilidades com dedicação, muito para além do que lhes foi pedido, e com elevado sacrifício da vida pessoal e familiar.

É neste contexto que delegados sindicais e dirigentes do SEP vão divulgar estas injustiças, dia 9 de fevereiro, junto dos utentes, através da distribuição de folheto informativo e numa CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, para a qual convidamos os Senhores Jornalistas.

Nota enviada aos media a 8 de fevereiro 2021