26 Fevereiro, 2021
CH Leiria: decisões adiadas para 26 de março
Ficam adiadas as respostas aos nossos problemas há anos referenciados para a próxima reunião agendada para 26 de março.

 

Em reunião o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) – que integra as unidades hospitalares de Pombal, Leiria e Alcobaça – assumiu o compromisso de apresentar propostas de resolução para os problemas que se arrastam há 3 anos, na próxima reunião.

Desde 2018, através de diversas intervenções e formas de luta, temos alertado para a resolução destes problemas, que os enfermeiros anseiam ver resolvidas, mas temo-nos confrontado com a inércia do CA para o fazer e que se agravam dia após dia, ainda mais com a pandemia.

Lembramos que sobre estas dúvidas, oportunamente apresentámos fundamentação jurídica, quer junto da tutela, quer junto do CA, que teriam permitido a imediata correção das injustiças, como aconteceu nalgumas instituições, decorrente da sua autonomia gestionária.

  • Correta contagem de pontos e respetivos reposicionamentos remuneratórios;
  • Transição dos Enfermeiros Especialistas;
  • Pagamento/gozo de horas e folgas em dívida.

Em 2018, o CA unilateralmente alterou os horários, com manifesto prejuízo para a organização do trabalho dos enfermeiros e para a prestação de cuidados aos utentes. Desencadeámos várias formas de luta, sempre sem resposta.

Decorrente da falta de resolução deste problema, realizámos uma denúncia junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que efetuou uma intervenção inspetiva, instaurando um processo de contraordenação. O CA foi notificado mas ainda não corrigiu o problema, agudizando assim o sentimento de injustiça dos enfermeiros.

  • Reposição da jornada de trabalho diária (média) de 8 horas;
  • Consagração do Período de Passagem de Turno de 30 minutos.

Relembramos que apesar do elevado prejuízo pessoal e familiar, os enfermeiros têm garantido uma grande disponibilidade e têm assumido as suas responsabilidades no combate à pandemia.

Falta a administração resolver os problemas.