31 Janeiro, 2022
CH do Oeste: reunião com a administração
Reunimos a 28 de dezembro com a administração do Centro Hospitalar do Oeste. Contratação, vínculos e transição na carreira, foram alguns dos assuntos abordados.

 

Descongelamento de progressões / reposicionamentos remuneratórios

Questionámos sobre os processos de Avaliação do Desempenho (AD), e consequentes reposicionamentos remuneratórios, legalmente devidos a partir de janeiro de 2019, para os enfermeiros que perfaçam 10 pontos.

A administração informou-nos que relativamente:

  • Ao Biénio 2019/2020 –– a AD foi realizada através de replicação das avaliações do Biénio 2017/2018. À data da reunião estava a decorrer a comunicação individual, aos As homologações e reposicionamento devem ocorrer até ao final de 2022.

NOTA: defendemos a atribuição de Relevante a todos os Enfermeiros.

  • Ao Biénio 2021/2022 já está a

Quanto à finalização do processo de reposicionamento dos enfermeiros que transitaram para o nível 15, informaram que o Ministério da Saúde/ACSS continua a pressionar para exigir a reposição dos valores!

Mas na realidade, se o PS/governo, PSD e CDS tivessem aprovado os projetos de lei apresentados pelo PCP e pelo BE, em janeiro de 2021, no decurso das Petições apresentadas pelo SEP em setembro de 2019, na Assembleia da República, esta situação já estaria resolvida!

> Sobre este assunto, mais informação aqui

 

Regularização dos vínculos / contratação  = Implementação das transições da carreira

O elevado número de horas de trabalho extraordinário e a dívida de feriados e Descansos Compensatórios são indicadores da falta de enfermeiros pelo que questionámos o CA sobre o “Mapa atual” e as necessidades de contratação.

Confirmou-nos a elevada carência de enfermeiros, que solicitaram 15 autorizações para contratação imediata, com resposta afirmativa.

  • Informou que o “Mapa de Enfermagem” do CHO prevê para 2022, 772 postos de trabalho, dos quais estão atualmente preenchidos

Reafirmámos que sobre o balanço da dívida aos enfermeiros de feriados e horas, deve ser autorizada a sua regularização.

  • Informou que existem 43 lugares para Enfermeiro Especialista, estando a aguardar a autorização para abertura de concurso por parte da tutela.
    .
  • Quanto ao acesso à categoria de Enfermeiro Gestor, informaram que existem atualmente 8 vagas e que esperam obter autorização da tutela, para abrir concurso em 2022.

 

Questões problemáticas

Antes da pandemia já tínhamos denunciado várias questões relativas às condições de trabalho nos serviços de urgência das três unidades hospitalares. Estas foram colocadas de lado, face ao desafio que surgiu e que as equipas prontamente encararam como missão. Os enfermeiros cumpriram, cumprem e irão cumprir, mas pretendem que as situações sejam resolvidas com celeridade.

Questionámos o CA sobre a resolução dessas questões, tendo sido esclarecido que algumas delas já estão resolvidas e que aguardam condições por parte da tutela, para implementação e resolução das restantes.

Tomámos nota, mas realçámos o papel fundamental dos profissionais da constante pressão a que estão sujeitos e da exaustão de que sofrem.

Continuamos na “linha da frente” pela resolução dos problemas e injustiças dos enfermeiros.

Para mais informações contacta os nossos Delegados e Dirigentes no CHO