4 Abril, 2018
SEP reúne com deputada do PCP sobre futuro das Maternidades em Coimbra
No dia 26 de março, a pedido do Partido Comunista Português, uma delegação composta pela deputada Ana Mesquita reuniu com a direção regional de Coimbra do SEP para discussão da situação das maternidades da região.

 

A reunião teve como objetivo discutir os problemas das Maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto.

Foi transmitido à delegação do PCP a preocupação do SEP sobre a degradação evidente das instalações das duas Maternidades, aliada à perda por parte da Maternidade Bissaya Barreto de algumas valências essenciais, designadamente a farmácia, o laboratório e a esterilização.

Também os recursos humanos são escassos, designadamente de enfermeiros, na Maternidade Bissaya Barreto.

Esta asfixia de valências foi a consequência da criação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra com a fusão de várias unidades de saúde, agravando ainda mais os seus problemas.

Outra preocupação expressa pelo SEP é sobre o projeto da eventual fusão física das duas maternidades, com a construção de um novo edifício, criando mais uma super estrutura.

A possibilidade da contratualização de uma fatia considerável de partos com o setor privado, enquanto todo este problema estrutural e de recursos humanos não for resolvido, será o caminho para mais uma vez prejudicar o Serviço Nacional de Saúde com o financiamento do sector privado.

O SEP sublinhou que, face a fusão/reestruturação das maternidades, fossem encontradas alternativas que valorizem o serviço de saúde pública e que respeitem os interesses dos utentes.