28 Junho, 2022
Concentração no IPO de Coimbra pela progressão
No dia 29 de junho às 11h30, iremos estar concentrados em frente ao IPO de Coimbra para exigir a harmonização dos nossos direitos no que concerne à atribuição de pontos para efeitos de progressão salarial.

 

Desde janeiro de 2018 que, por via do descongelamento das progressões no âmbito da administração pública, o IPO de Coimbra ainda não atribuiu os pontos à totalidade dos enfermeiros daquela instituição, designadamente aos enfermeiros que tiveram o ajustamento salarial em janeiro de 2011, 2012 e 2013, os que foram promovidos à categoria superior decorrente de concursos abertos ao abrigo do DL 437/1991, até setembro de 2009 e a todos os enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho, que representam já cerca de metade dos que ali exercem funções.

Recentemente, o SEP informou a administração do IPO sobre processos judiciais que ganhou e que reapreciasse as situações análogas face à nova “circunstância” jurídica, já que estas vieram dar razão reforçada ao SEP nas suas exigências. No entanto é incompreensível que o IPO de Coimbra ainda não tenha, até à presente data, efetuado as devidas alterações.

A contabilização dos pontos aos enfermeiros para efeitos de progressão é um problema que se arrasta sem que nada o justifique.

As justas reivindicações dos enfermeiros, só podem reforçar o Serviço Nacional de Saúde dos ataques permanentes que também há muito tem vindo a ser alvo dos diferentes poderes políticos.

Nota enviada aos media a 28 de junho 2022