26 Maio, 2022
Concentração de enfermeiros a 2 de junho no Hospital Universitário de Coimbra
Queremos mais vagas para os concursos de acesso às categorias de enfermeiro especialista e gestor. Os candidatos a Enfermeiro Gestor e Especialista vão manifestar-se dia 2 junho, à porta do hospital (rotunda dos táxis), pelas 11h30.

 

Aconteceu o que já se esperava.

A imposição da quota de 25% / mapa de pessoal para a categoria de Enfermeiro Especialista a maioria das instituições esgotou aquela quota com a transição dos titulados. Ainda que tenham identificado junto do Ministério da Saúde a necessidade de mais vagas, não lhes foi concedido.

Esta situação associada à sistemática recusa de aumentar os referidos mapas de pessoal, determinará que a maioria dos colegas não conseguirão promover-se/desenvolver-se na carreira.

O mesmo acontece relativamente à categoria de Enfermeiro Gestor.

Poucas vagas, menos ainda quando a exigência (a nossa) é que exista um enfermeiro gestor em cada unidade prestadora de cuidados. Esta situação associada aos constrangimentos da carreira – 1 enfermeiro /gestor para, no mínimo, 10 enfermeiros e a obrigatoriedade de concorrer a serviços de acordo com o domínio de especialidade, significa que muitos dos que estão em funções de chefia não terão o devido reconhecimento e valorização.

Sabemos o que queremos e não desistimos!