3 Março, 2012
A 7 de Março decorreu a reunião com o Enfermeiro Diretor.

 

Postos de trabalho para enfermeiro principal

O SEP propôs fazer levantamento do número de enfermeiros com o título de especialista e projetar o impacto financeiro da sua revalorização e o mesmo em relação aos enfermeiros generalistas a contrato individual de trabalho numa perspetiva de se poder avaliar um faseamento que permita a estes colegas atingirem o valor remuneratório de 1201 euros, à semelhança do que está a ocorrer para os enfermeiros com contrato de trabalho em funções públicas.

O Enfermeiro Diretor assumiu desenvolver todos os esforços para consagrar os postos de trabalho para Enfermeiro Principal tendo em conta as percentagens previstas no decreto de lei 122/2010 de 11 de novembro.

Horários, alterações unilaterais

O SEP como sempre não pode estar de acordo com estes atos de gestão, adotados à revelia da lei. Sempre que sejamos informados da ocorrência de situações destas, tomaremos posição junto do enfermeiro diretor. O Conselho de Administração garantiu ao SEP não aceitar as alterações unilaterais de horários e o apelo que faz aos enfermeiros chefes é que consensualizem com os enfermeiros as possíveis alterações.

Avaliação de Desempenho

O SEP quis saber se todos os enfermeiros independentemente do vínculo, estão/foram avaliados. Alertou ainda que a portaria da avaliação de desempenho já publicada, ainda não entrou em vigor. A administração informou que pelo conhecimento que tem todos os enfermeiros foram sempre avaliados.

Reorganização de serviços

O SEP apresentou a sua discordância face a esta organização, afirmando não entender o porquê da reduzida equipa de enfermagem no Hospital de Dia. O Conselho de Administração afirmou manter a rotatividade dos enfermeiros entre o Hospital de Dia e o serviço de imunoterapia ainda que reconheça a especificidade dos doentes que recorrem ao primeiro, doentes crónicos na sua maioria do foro oncológico.

Dotações Seguras

O SEP defenderá a aplicação do Guia de Recomendações para o cálculo da dotação de enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde, proposto pelo Ministério da Saúde e aceite pela Ordem dos Enfermeiros. O CA vai aplicar o documento das dotações seguras para se percecionar se há ou não carência de enfermeiros nos serviços.

Unidade Hospitalar do Fundão

O SEP questionou se o Conselho de Administração defende a manutenção dos serviços existentes, mas para além disso, o reforço dos mesmos. O Conselho de Administração assegurou que não há qualquer perspetiva de alteração na organização e funcionamento do hospital do Fundão.