6 Março, 2018
Da reunião com o Diretor Executivo do ACES Dão Lafões destacamos a falta de apoio de assistentes operacionais, a carência de enfermeiros, os problemas denunciados em abaixo-assinado e o acesso ao registo biométrico SISQUAL.

 

Serviços sem apoio de Assistente Operacional

É inaceitável que a maior parte das Unidades Funcionais trabalhe sem apoio de um assistente operacional. Em média, ficam a descoberto mais de 70 horas diárias durante a semana em todo o ACES.

O Diretor Executivo (DE) reconheceu que o problema se agravou desde 2014. A falta de novas contratações, a contínua aposentação e o impedimento da mobilidade por decisão do Ministério da Saúde justificam esta agudização.

Relembrámos que na reunião desenvolvida em 2014 foi assumido a sua resolução prioritária.

O DE revelou incapacidade em resolver o problema porque a responsabilidade da contratação não pertence ao agrupamento. Tem expetativa que o PREVPAP (Orograma de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública) permita a entrada de cerca de 20 novos profissionais até ao final do ano.

Apresentamos ainda exemplos onde este problema é mais acentuado e exigimos soluções imediatas para apresentar aos enfermeiros.

Não tem soluções imediatas. Sugere que em caso de acidente de trabalho durante o período de funcionamento da unidade se faça uma “gestão flexível do espaço, dentro do possível”.

 

Falta de enfermeiros no Centro de Saúde de Aguiar da Beira

O funcionamento do centro de saúde com um reduzido número de enfermeiros, face às necessidades da população, é uma preocupação. Exemplo disso é o  final de 2017 em que o centro de saúde funcionou com apenas um enfermeiro. Recordamos que o Agrupamento tem formas legais de gerir o problema.

O DE esclareceu que a unidade não tem enfermeiros em débito porque cumpre com a paridade de médico/enfermeiro. Já o tinham dito aquando da reunião com o Presidente da Câmara de Aguiar da Beira e o deputado do grupo parlamentar do PCP. Sugeriu que os profissionais deste serviço possam constituir-se em USF (pois tem as Unidades Ponderadas suficientes), o que contribuiria para a solução dos seus problemas.

Defendemos que se deve tomar em consideração os cerca de 5.400 utentes e as suas necessidades, ao abrigo das dotações seguras definidas pela Ordem dos Enfermeiros e pelas normas internacionais. Neste desiderato, a UCSP deve ter no mínimo 4 enfermeiros e deve ser constituída uma Unidade de Cuidados na Comunidade em exclusividade neste concelho.

O DE informou que a UCC do Sátão, dotada propositadamente de 4 enfermeiros, irá desempenhar funções neste concelho.

 

Abaixo-assinado dos profissionais do edifício-sede do Centro de Saúde de Mangualde

Abordámos os problemas enunciados pela maioria dos profissionais a trabalhar no edifício-sede do Centro de Saúde de Mangualde e vertidos em abaixo-assinado:

  • Presença da bactéria Legionella Pneumophilla: o DE esclareceu que a presença deste microrganismo no edifício de deveu a uma deficiência de funcionamento do equipamento de aquecimento da água, que impedia o choque térmico necessário à sua eliminação. Explica que, pelos valores de duas análises efetuadas em dois laboratórios diferentes ,se possa deduzir pela erradicação desta bactéria na canalização deste edifício. Elucida que não está previsto nenhum plano de manutenção do equipamento ou de monitorização e que é da responsabilidade da ARS.
  • Falta de conservação do edifício: o DE disse que esta planificação é da responsabilidade da ARS e, pese embora as suas reiteradas diligências junto desta administração, não está previsto nenhum plano de manutenção.
  • Ausência de manutenção e reconfiguração da viatura usada nas deslocações para se prestarem os cuidados no domicílio: o DE esclareceu que não se prevê a reconversão desta ou de outras viaturas a curto prazo.

 

SISQUAL

Esclarecemos que todos os enfermeiros chefes e os enfermeiros a designar em funções de chefia devam ter senha própria de acesso ao sistema biométrico – SISQUAL (Sistema de Registo da Assiduidade e Pontualidade).

O DE comunicou que a indicação da ARS é no sentido de que o coordenador ou alguém por ele designado tenha acesso e valide a informação.