28 Janeiro, 2021
Degradação das condições de trabalho no CH Tondela Viseu/ ACeS Dão Lafões
Em plena pandemia as condições de trabalho, neste centro hospitalar, degradam-se. Iremos dar uma conferência imprensa, amanhã 29 janeiro, pelas 11 horas.

 

Numa altura em que os enfermeiros se encontram num estado de cansaço extremo e exaustos, na luta contra a situação pandémica que se vive no país, as condições de trabalho deveriam contribuir para uma melhoria na prestação de cuidados mas acontece exatamente o contrário.

Para além dos problemas já identificados e que o Ministério da Saúde teima em não resolver, exigimos:

– Justa e correta atribuição dos pontos, para efeitos de progressão na Carreira (situação que se arrasta desde janeiro de 2018);

– Inúmeras injustiças criadas pela reformulação, em 2019, da Carreira de Enfermagem;

– Compensação do Risco e Penosidade da profissão.

 

Criam-se ainda outras situações que em nada contribuem para a melhoria dos cuidados e do sucesso da luta que se está a travar:

– Admitem-se enfermeiros com contratos precários;

– Não se incluem os designados “contratos de substituição” na reconversão dos contratos a termo;

– Apesar do cansaço extremo, desrespeita-se a regulamentação dos horários de trabalho, exigindo “ainda mais” aos enfermeiros;

 

Face a uma realidade extremamente preocupante nas condições de trabalho no CH Tondela Viseu, iremos dar uma conferência de imprensa, dia 29 de janeiro, pelas 11 horas – Junto à entrada do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, em Viseu.

Nota enviada aos media a 28 de janeiro de 2021