9 Julho, 2020
Reunimos, a 7 de julho, com a Enfermeiro Diretor e Diretor de Recursos Humanos, do Centro Hospitalar Tondela Viseu. Abordámos questões como férias, horários  e Avaliação do Desempenho.

 

Elencamos as várias questões abordadas nesta reunião:

Enfermeiros com Contrato a Termo ou de Substituição

Decorrente da pandemia que o país atravessa, o Centro Hospitalar Tondela Viseu contratou 21 enfermeiros por um período de quatro meses, sendo 15 numa primeira fase e 6 numa fase posterior. O Enfermeiro Diretor proporá a sua renovação por um período de mais quatro meses. Não estando excluída a possibilidade dos mesmos passarem a Contrato Por Tempo Indeterminado.

Relativamente aos colegas com contratos de substituição, é pretensão do Enfermeiro Diretor manter estes colegas em funções estabelecendo igualmente um Contrato por Tempo Indeterminado, no entanto foi referido que tal não depende apenas da vontade do Conselho de Administração.

 

Majoração dos dias de férias dos enfermeiros com CIT

Foi reconhecido pelo Enfermeiro Diretor a injustiça desta situação, dado que atualmente esta regra já se aplica a outras carreiras da área da saúde.

Tomaram nota da nossa posição e comprometeram-se a discutir esta questão em reunião do Conselho de Administração.

Relativamente a esta matéria foi por nós referido que será entregue um abaixo-assinado institucional, e tal como em relação a outras questões, não desistirá enquanto a igualdade não for estabelecida entre pares.

 

Saúde e segurança no trabalho

Este serviço, inoperacional durante demasiado tempo, encontra-se finalmente em pleno funcionamento com quadros da instituição e quadros externos, tendo sido reforçado com a presença de mais um enfermeiro e um técnico de Higiene e Segurança no Trabalho.

Fizemos notar a imprescindibilidade deste serviço se manter em funções de forma permanente independentemente da existência de uma pandemia.

 

Horários de trabalho

Fizemos chegar ao Enfermeiro Diretor algumas preocupações dos enfermeiros com as alterações ocorridas, nomeadamente a não existência de uma folga após o turno da noite, para além do facto de existirem, em alguns serviços, enfermeiros a serem dispensados de turnos devido à oscilação da atividade hospitalar.

Estas preocupações foram anotadas, tendo sido referido que não existem orientações nesse sentido. Da nossa parte foi referido ainda que mediante as regras existentes para a elaboração de horários, a rotatividade deveria obedecer ao seguinte princípio: M, M, T, D, N, F ou M, T, T, D, N, F.

 

Concursos

É pretensão do Enfermeiro Diretor proceder a abertura de concurso para Enfermeiro Gestor o mais rapidamente possível, sendo que para Enfermeiro Especialista, tal poderá vir a acontecer se da parte da tutela forem concedidos mais postos de trabalho.

 

Avaliação de Desempenho

Alertámos que devido à pandemia e a tudo o que tal situação implicou em termos de organização hospitalar, deveria ser ponderada a reformulação de objetivos, tendo deixado claro que os enfermeiros não podem ser prejudicados.

Da parte do Enf. Diretor e do Diretor dos Recursos Humanos, foi referido que esta situação é também para eles motivo de preocupação.

 

Atividade de enfermagem

Tivemos conhecimento que algumas atividades de enfermagem, como as consultas, deixaram de ser realizadas devido à pandemia. Da parte do Enfermeiro Diretor foi referido que não é pretensão terminar com qualquer tipo de atividade de enfermagem, mas sim refletir sobre as mesmas e ajustá-las se necessário for.

 

Colega, tal como sempre fizemos, não deixamos de acompanhar os problemas da classe, por mais difícil que seja o contexto. Acreditamos que a justiça das nossas reivindicações e a perseverança da nossa luta, serão escutadas e solucionadas.

Junta-te a nós e não deixes de acreditar.